Dicas de Surf


Dicas de segurança na água

Respeite seu nível de surf: se você é iniciante, surfe em locais apropriados que não colocarão sua segurança em risco. Evite ficar no meio da crowd ou perto de pedras, por exemplo. Dias com muita correnteza ou ondas muito desafiadoras para o seu nível devem ser evitados. Deixe para surfar bastante e aproveitar os dias mais fáceis e vá ganhando experiência. Surfar em locais onde tem salva vidas também é uma boa dica para quem está começando.

Respeite as placas de aviso: se na praia onde você está existirem placas alertando sobre perigos da correnteza, pedras, presença de tubarões ou outros animais marinhos, evite entrar. As placas estão lá por um motivo e devem ser levadas a sério. Algumas praias utilizam placas delimitando áreas para diferentes esportes (área para longboard, área para bodyboard, área para pesca, área para surf). Elas estão ali justamente para garantir a sua segurança, respeite-as.

Procure uma escola de surf: se você está começando a surfar, o melhor a fazer é se inscrever numa escola de surf e ter algumas aulas antes de se jogar sozinho. Um bom professor vai lhe ensinar os melhores locais, condições e técnicas para surfar. Ele também vai lhe passar informações confiáveis sobre segurança no mar. Isso vai evitar acidentes e tornar a sua experiência com o esporte algo muito mais agradável e garantir resultados mais rápidos. Procure por escolas regularizadas e professores formados.

Evite entrar na água sozinho: mais uma dica para iniciantes. Procure surfar em locais onde já tenham outras pessoas surfando e observa-as antes de entrar na água. Olhar atentamente os surfistas, nem que seja somente por alguns minutos, já rende bastante informação sobre as correntezas, posicionamento correto e condição das ondas. Tente nunca ficar no mar sozinho.

Ao surfar em locais diferentes, informe-se antes: se você for viajar para uma praia que nunca foi antes, faça uma pesquisa sobre como é aquele local. Converse com alguém que já foi, leia sobre o pico em sites de surf, assista vídeos na internet, qualquer coisa que te deixe minimamente preparado para entender melhor o local. Ao chegar lá, busque conversar com algum surfista local ou procure uma escola de surf para lhe dar melhores informações. Picos novos e desconhecidos podem ser perigosos quando não temos a informação correta.

Aprenda a nadar: se você ainda não sabe nadar, faça aulas de natação o mais cedo possível! Se você já sabe nadar mas por algum motivo não está treinando no momento, retorne aos seus treinos. A natação é um ótimo treino para o surf: deixa a remada mais eficiente, melhora o condicionamento físico e garante a sua segurança no mar.