Dicas de Surf


Dicas de convivência no surf

O surf é um esporte individual praticado em um local aberto. No mar, surfistas dos mais variados estilos, níveis e portando os mais diferentes equipamentos se encontram. Para que esse encontro não se transforme em transtorno (afinal, muitas vezes temos muitos surfistas atrás das mesmas ondas!) existem algumas “regras de convivência” que devem ser respeitadas!

Respeite os locais: se você não mora na praia e usufrui dela para passear ou surfar de vez em quando, lembre-se de que existem pessoas moram e surfam lá todos os dias. Respeite essas pessoas dentro e fora da água. Existem praias onde o localismo é muito forte e, se você é novo por ali, chegue aos poucos e não se comporte como “dono” do pico. Se você respeitar os surfistas e moradores locais, logo ganhará o respeito deles também.

Preserve a praia: isso também é uma forma de respeitar os locais: cuidando do lugar onde eles moram. Sempre recolha seu lixo e, se possível, qualquer outro lixo que possa encontrar no caminho. Lixo no chão ou na água pode machucar alguém, coloca a saúde das pessoas em risco, prejudica a vida marinha, leva a casos de poluição e pode causar transtornos na cidade (principalmente cidades pequenas com pouca infraestrutura). Se você gosta de praia, procure preservá-la para poder frequentá-la por mais tempo.

Tenha paciência com os iniciantes: nunca esqueça que você também já foi iniciante um dia.

Surfe em locais apropriados: evite surfar em lugares muito perigosos para o seu nível de surf ou de se meter em picos com muitos surfistas experientes, caso você esteja iniciando no esporte. Procure ficar ao redor, pegando as ondas que sobram. Quando você ganhar mais experiência, estará surfando com eles. Também evite surfar em locais com muitos banhistas ou crianças, para que não ocorram acidentes. Sempre observe bem o local e entre na água com um planejamento de onde se posicionar.

Respeite as regras de prioridade: existe um conjunto de regras de prioridade que são (ou pelo menos deveriam ser!) conhecidas por todos os surfistas. Apesar de não estarem escritas em algum regulamento, como acontece nos outros esportes, é uma questão de bom senso segui-las. A prioridade no surf obedece ao conjunto de regras descritas abaixo:

– Prioridade nos reef breaks e point breaks: nessas duas situações, as ondas quebram sempre no mesmo lugar. Isso torna mais fácil saber onde se posicionar. Por esse motivo, costuma-se formar uma fila de surfistas próximo ao local da onda. A regra aqui é respeitar a ordem da fila: o surfista mais próximo do pico pega a onda e volta para o final da fila. Caso chegue a sua vez e você não consiga surfar ou leve uma vaca, sinto muito! Você terá perdido a sua vez e deve retornar para o final da fila novamente.

– Prioridade nos beach breaks: ondas de beach break quebram em lugares diferentes, tornando o posicionamento uma tarefa mais difícil. Em praias onde você não consegue prever onde a onda vai quebrar, a prioridade pertence ao surfista que estiver melhor posicionado em relação a onda que entrou. O posicionamento dos beach breaks garante prioridade ao surfista que está mais ao fundo (outside) pois ele pegará a onda desde o início e irá surfá-la por mais tempo. Se os surfistas estiverem todos posicionados um ao lado do outro, sem ninguém estar mais ou menos ao fundo do que o outro, a prioridade pertence ao surfista que estiver mais próximo do pico da onda quando a série entrar. Pelo mesmo motivo anterior: o surfista que pega a onda na parte mais alta terá a oportunidade de surfá-la por mais tempo. Observe que nos beach breaks, para manter um bom posicionamento, você precisa estar sempre atento ao local onde cada série entra e será necessário reposicionar-se diversas vezes durante a sessão.

Não pegue uma onda se já tiver alguém surfando nela: isso é conhecido como “rabear” e é uma falta grave no mundo do surf! Nunca pegue a onda que já está sendo surfada por alguém. Além de ser considerado um desrespeito, você estará colocando a sua segurança e a do outro surfista em risco, podendo ocasionar um acidente muito grave. Se você não viu que já vinha alguém surfando e, sem querer, entrou na onda de outro surfista, saia o quanto antes (provavelmente você vai escutar os gritos do surfista rabeado atrás de você) e libere o restante da onda para quem já estava nela.
Ao entrar no mar, não atrapalhe quem estiver surfando: se você está varando as ondas (remando contra elas) para chegar ao outside e precisa passar por uma onda que está sendo surfada, sempre reme em direção a espuma da onda (parte de já quebrou). Jamais reme em direção a parede da onda, pois é justamente para lá que o surfista está indo. Deixe a parede livre para ser surfada e vá em direção a espuma.

Coloque a segurança em primeiro lugar: se você for rebeado por alguém ou se algum iniciante ficou no seu caminho ao tentar remar para o outside, abandone a onda caso você perceba que há risco de choque. Por mais que você possa estar certo, erros acontecem a nada justifica colocar a segurança das pessoas em risco. Se você observar que o erro foi cometido por um iniciante, tenha paciência e ajude-o. Lembre-se: você também já foi iniciante um dia!